sexta-feira, novembro 05, 2010

Trabalhai pela vossa salvação... (03.11.2010)

O AMOR VENCERÁ
TRABALHAI PELA VOSSA SALVAÇÃO (Fl 2,12)
(Quarta-feira, 03 de novembro de 2010)

Como é que o ser humano pode trabalhar pela própria salvação?!
Trabalhar pela própria salvação é entender que precisamos cuidar de nós mesmos, integralmente, dando toda atenção ao nosso ser interior. Afinal, esse ser que habita nosso íntimo não é outro ser senão nós próprios. É a nossa essência, o eu que nos faz ser quem somos e não outros.
Precisamos de cuidados especiais que somente nós próprios podemos nos oferecer. Precisamos de um tempo para ficar em silêncio e deixar nossa água agitada ficar novamente tranquila. Temos necessidade de nos reconciliar conosco e fazer as pazes com nossos sentimentos. Não podemos tratar com violência nossos impulsos, pois ainda mais revoltados ficarão. É preciso ter consigo aquela paciência que poderíamos chamar de perseverante, ou seja, sem nunca desistir de nós próprios, ao mesmo tempo nunca desacreditar de que estamos em franco progresso.
Cada pessoa deve trabalhar pela própria salvação e por aquilo que nos salva. O que é que nos salva da solidão, do ódio, da dor, do desespero, do rancor, enfim? Trabalhar pela conquista do amor e dar todas as forças pela comunhão com Cristo. Ele é a salvação que aplicamos à nossa vida e cujo encontro nos enche de esperança. Com ele em nossa vida continuaremos tendo que atravessar os vales e os desertos da existência, mas sua presença sempre nos mostrará a força interior que temos e que nunca seca. Ele é a fonte e o encontro com ele é determinante para a transformação social que tanto queremos. Pois é a transformação do ser humano que vai provocar uma nova vida para todos.
Cristo caminha conosco. Às vezes, tão silenciosamente que temos até nossas dúvidas de que ele esteja ao nosso lado. É que ele, sendo a salvação, deixa-nos também o prazer de descobrir quem somos à medida em que trabalhamos pela nossa salvação. Descobrimo-nos limitados e frágeis, mas, ao mesmo tempo, sentindo-nos grandes em nossos anseios de infinito e aspirações de eternidade. E, enquanto vamos vivendo, vamos trabalhando pela nossa salvação.

Um comentário:

  1. Padre gostei muito do blog. Participo do Grupo de Oração João Paulo II, aqui em Garanhuns/PE, e temos um blog: gojoaopaulo2.blogspot.com
    Lá expomos nossa convivência, encontros...
    Nos siga! Estou lhe acompanhando por aqui.

    ResponderExcluir