sexta-feira, novembro 05, 2010

Se... (01.11.2010)

O AMOR VENCERÁ
SE... (Fl 2,1)
(Segunda-feira, 01 de novembro de 2010)

As cartas paulinas são muito queridas porque o apóstolo Paulo escreve com o coração e somos capazes de senti-lo muito próximo de nós. Suas palavras são sempre de ânimo e encorajamento, ajudando-nos a viver a graça de Deus em nós. Mesmo quando nos repreende, não nos condena. Coloca-se ao nosso lado nas tribulações da vida e caminha conosco na estrada da conversão. Paulo não aconselha nada que ele mesmo não se disponha a viver pela graça de Deus.
Eleito por Cristo para ser um sinal de salvação, sua missão é congregar os que estão sem rumo e ajudar-nos a descobrir as muitas possibilidades de vida nova que o Evangelho nos oferece. Escrevendo aos filipenses, é como se estivesse escrevendo para nós, em nossos dias. Assim como naquele tempo, precisamos de quem nos acorde para a vida em Cristo, para o mútuo amor, para a comunhão no Espírito, para a ternura e a compaixão, para a harmonia e a unidade. Assim como naquele tempo, precisamos também de quem nos alerte para não fazermos nada por competição ou vanglória.
Se tudo em que nós acreditamos é verdadeiro, vivamos, portanto, conforme a nossa fé. Paulo sabe, melhor do que ninguém, que o caminho de Cristo tem suas exigências e converter o coração para o amor e a comunhão, para a ternura e a compaixão, para a harmonia e a unidade, não é nada fácil, mas disto depende nossa realização e nossa felicidade. Assim como os filipenses, também nós precisamos de quem nos ajude a realizar nossa fé na vida nossa de cada dia. Eis a razão pela qual Paulo se sacrifica pelas comunidades que ele gerou em Cristo, já que é em comunidade que nós fazemos o exercício da fé. A comunidade tem um papel pedagógico indispensável, pois é ela, na singularidade de cada pessoa, que demonstra a cada um ser possível sair de si para reconhecer-se no outro, sobretudo naquele que sofre.
Quem não sabe ler nem escrever fica se perguntando como é que alguém lê e escreve com tanta facilidade. Parecem coisas tão difíceis aos olhos de quem não aprendeu!... Mas é a perseverança no exercício que faz a naturalidade da leitura e da escrita. Da mesma forma, aos que achamos o perdão, a paciência, a humildade muito bonitos Paulo nos convida ao primeiro passo no exercício do amor como concretização da fé em Jesus Cristo. A fé não pode ser completa se não há testemunho. É muito mais fácil viver a fé para nós e em nós mesmos, mas, como disse Cristo, não se pode acender uma lâmpada e não colocá-la em lugar onde todos sejam iluminados por ela (cf. Mt 5,15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário